top of page

Como estar em DOIS lugares ao mesmo tempo sem quebrar as leis da física quântica?

Foto do escritor: Mariana SiqueiraMariana Siqueira

Atualizado: 3 de ago. de 2023


Toda empreendedora conhece bem a correria de conciliar atendimento aos clientes, produção de conteúdo e networking. Com tantas demandas, surge a inevitável questão: como priorizar um evento a detrimento de outro? Mas a resposta pode ser mais simples do que parece.

Imagine a possibilidade de não precisar escolher entre eventos importantes e sentir aquela angústia de perder oportunidades valiosas. Eu passei por essa situação recentemente e decidi compartilhar a minha experiência e principais estratégias com vocês sobre como contornei esse desafio de estar em dois lugares ao mesmo tempo sem afetar a minha participação em nenhum.


Primeiro, quero tranquilizar você, explicando que não estamos falando de abandonar compromissos ou simplesmente jogar tudo para o alto. Muito pelo contrário, a abordagem aqui é focada em identificar alternativas, otimizando seu tempo e aproveitando ao máximo o valor de cada evento. Afinal, só quem é empreendedora sabe a dor no coração de ter que declinar a participação em algum evento - especialmente quando se trata de oportunidades de networking e prospecção de clientes.


Avaliar a relevância e os objetivos de cada evento é fundamental. Sempre levo em consideração o impacto que terão no meu negócio e metas pessoais (sim! devemos ter metas pessoais SEPARADAS do nosso negócio). Dessa forma, eu consigo identificar aqueles que são mais alinhados com meus propósitos e prioridades e adapto minha presença em cada um.


Uma das estratégias que adotei é buscar parcerias estratégicas e uma rede de apoio. Compartilhar a presença em eventos com colegas permite cobrir mais eventos e aproveitar as oportunidades de networking de maneira colaborativa. É uma forma inteligente de expandir minha presença sem sobrecarregar minha agenda.


Além disso, aproveito ao máximo a tecnologia para me "multiplicar". Só que aqui temos a questão da impessoalidade das telas, não é?... Então leia com atenção as 04 dicas abaixo que ajudam a humanizar e aproximar uma apresentação online (mesmo quando não é ao vivo).


Já inicio o vídeo expressando a minha vontade de estar presente no evento e logo em seguida explico o motivo pela minha ausência.

Aqui eu enfatizo a necessidade de ser autêntica: mostre sua personalidade! Seja você mesma ao falar, use uma linguagem natural e deixe transparecer suas emoções. Isso ajudará a criar uma conexão genuína com o público.


Eu sempre incluo histórias pessoais ou exemplos relevantes de pesquisas acadêmicas nas minhas apresentações. Isso ajuda a criar empatia com o público e torna o conteúdo mais envolvente e factível. As pessoas se conectam melhor com histórias emocionantes e experiências reais.

Quero salientar a questão das pesquisas aqui. E já adianto: não é para você deixar o conteúdo chatão, lotado de referências acadêmicas só para parecer inteligente. Como você não estará no local para responder eventuais perguntas, é importante mostrar que você não tirou as informações da sua cabeça.


Não se esqueça de fazer perguntas ao público! Eu também gosto de incluir dinâmicas com jogos de palavras para que eles participem.

Mesmo que sua apresentação seja gravada, você pode (e deve) criar interação fazendo perguntas ao público. Incentive-os a refletir sobre determinado assunto ou a compartilhar suas opiniões nos comentários. Isso ajuda a criar uma sensação de envolvimento e participação. Dica de ouro: tenha amigos(as) para te ajudar no suporte da apresentação - muitas vezes você precisará de alguém no local para incentivar as pessoas, pausar o vídeo, etc.


Utilize recursos visuais e dinâmicos. Como eu sempre tenho uma piada pronta, o que eu mais gosto é incluir memes nas apresentações.

Ao usar imagens, gráficos, vídeos curtos ou até mesmo memes, o conteúdo se torna mais envolvente. Essa estratégia que uso dos memes serve para "quebrar o gelo" e tornar o momento descontraído (e é excelente para capturar de volta a atenção das pessoas).


Enfrentar a decisão de priorizar eventos simultâneos é um desafio para mim como empreendedora. No entanto, encontrei nas estratégias acima uma solução inteligente, que otimizam meu tempo e fazem com que eu aproveite ao máximo cada evento.


A minha mensagem final é: depois de ler o conteúdo, identifique o que melhor funciona para você contornar situações similares de forma eficiente, sem abrir mão de nenhuma oportunidade de crescimento e conexões no mundo dos negócios.


Um grande abraço e até a próxima!


Com muito carinho,

Mariana Siqueira.









Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page